quinta-feira, 23 de abril de 2020

Arlete Sendra - EntreVistas



Ela foi uma das minhas primeiras professoras de literatura na Então Escola Técnica Federal de Campos lá pelos idos dos anos 6070. Com ela aprendi a dar os primeiros passos com poesia. Depois já nos anos 80, ela já doutora em semiótica, e eu coordenador da Oficina de Artes Cênicas, fomos colegas de trabalho quando ela criou e coordenou a  Rádio Vanguarda Educativa, no período em que Luciano D´Angelo foi Diretor da ETFC. Recentemente nos surpreendeu com a trilogia "o avesso da mulher" encenadas no Teatro de Bolso, com direção de Fernando Rossi,  tendo o elenco de cada uma delas: Katiana Rodrigues, Rosângela Queiroz, e Adriana Medeiros, com previsão de voltar ao palco pós pandemia.

Arlete Sendra, Doutora em Semiótica e um doutorado em Literaturas de língua portuguesa.
Me inaugurei dramaturga com a trilogia "O avesso da mulher".  Gosto de conversar. De ouvir música. Teoria literária é minha leitura preferida. Acho que a vida por si só não é suficiente. É preciso colocar nela mais vida. É como fazer o dever de casa. Pós doutorado em Semiótica pela Universidade de Salamanca/Espanha. Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Puc/ Rio.

Artur Gomes -  Como se processa o seu estado de poesia?

Arlete Sendra - Artur, sou uma enamorada da vida. Vivo com ela uma relação metafísica. Ela me impôs e me impõe viver uma travessia épica e para chegar a Itaca, faço a ela permanentes declaração de amor.

Artur Gomes - Seu poema preferido?

Arlete Sendra - Me dê um momento. Vou ali na adolescência, segunda metade dos anos 40, quando conheci o "poeta das cigarras ", Olegário Mariano:

Água corrente
Água corrente, água corrente/
O teu destino é igual ao destino da gente/"
Para onde vais? Tu mesma ignorar tua sorte/
Vais para a vida, para o sonho ou para a morte?
..............................
Li e leio poemas lindos.
Ponho-me a escrever teu nome/
Com letras de macarrão/
......................................
Desgraçadamente falta uma letra/
Uma letra somente
para acabar teu nome/
-- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria/
Eu estava sonhando.../
E há em todas as consciências este cartaz amarelo: /
Neste país é proibido sonhar.
Drummond.

Artur Gomes - Qual o seu poeta de cabeceira?

Arlete Sendra - Difícil responder com o singular. Cito : Carlos Drummond de Andrade e Rainer Maria Rilke.

Artur Gomes - Em seu instante de criação existe alguma pedra de toque, algo que o impulsione para escrever?

Arlete Sendra - Escrevo em estado de nostalgia, essa dor do "nostos" , presente em dias que noites parecem ser. E dialogamos  com as incertezas da vida.

Artur Gomes -  Livro que considera definitivo em sua obra?

Arlete Sendra - Obra minha definitiva ainda não escrevi. Acho, Artur que obra definitiva é a nossa própria vida.

Artur Gomes - Além da poesia em verso,  já exercitou ou exercita outra forma de linguagem com poesia¿

Arlete Sendra - Exercito o poema em prosa que é minha forma preferida de escrever. Escrevo fragmentos,  que são como todo fragmento, parte de um todo. Mas raramente público.

Timidez? Medo da crítica? Só Freud para explicar.

Artur Gomes - Qual poema escreveu quando teve uma pedra no meio do caminho¿

Arlete Sendra - Não sei se é poema.  Lembro-me que um dia nem a esperança me fez companhia. Vivi o vazio. E aquele vazio queria ser preenchido com dor. Deixei a página em branco.

Artur Gomes - Revisitando Quintana: você acha que depois dessa crise virótica pandêmica, quem passará e quem passarinho¿

Arlete Sendra - Imprevisível o "Eu passarinho"  de Quintana.  Seremos novos humanos? Inauguraremos uma pandemia de amor?

Artur Gomes - Escrevendo sobre o livro Pátria A(r)mada, o poeta e jornalista Ademir Assunção, afirma que cada poeta tem a sua tribo, de onde ele traz as suas referências. Você de onde vem, qual é a sua tribo?

Arlete Sendra - Venho de terras taquarais. De alambique que o capitalismo quebrou . Sou da tribo das Mulheres guerreiras, tribo que não aceita tempos mortos e acredita que " enquanto houver vida/ não haverá ponto final" . Versos finais de poema autobiográfico que escrevi quando fiz 65 anos: Sem contestação. 

Artur Gomes - Nos dias atuais o que é ser um poeta, militante de poesia¿

Arlete Sendra - Gosto da expressão "poeta militante". Eu diria que é aquele que rasga a palavra para mostrar como sangra o que ela revela. Mostra.  Escancara.

Artur Gomes - Que pergunta não fiz que você gostaria de responder¿

Arlete Sendra - Você poderia me perguntar: quando você fez a travessia para a poesia social de denúncia?

Resposta  - Esta travessia eu a fiz lendo você, Artur. Deixei de apenas "ouvir estrelas" E comecei a escutar o  grito da rua em tempos da Escola Técnica Federal de Campos.

Obrigada.

Fulinaíma MultiProjetos
portalfulinaima@gmail.com
(22)99815-1268 - whatsapp





Um comentário:

  1. Beleza de entrevista.Artur, você é um felizardo em ter tido uma professora desse naipe. Invejável. Deu vontade de conhece-la pessoalmente. Parabéns ao entrevistado e ao entrevistador.

    ResponderExcluir

cidade veracidade

onde tudo é carnaval minha madrinha se chamava cecília nunca soube onde minha mãe a conheceu por muitos anos morou na rua sacramento ao la...