terça-feira, 28 de abril de 2020

Almandrade - EntreVistas


Comecei a tomar contato com a poesia de Almandrade em tempos de Mostra Visual de Poesia Brasileira, lá pelos idos dos anos 80, onde ele teve participações  em várias edições com a sua Poesia Visual.

Na MVPB, Almandrade, assim como Hugo Pontes, Paulo Bruscky, Avelino de Araújo, J Medeiros, Philadelpho Meneses, Moacy Cirne, asim como os poetas verbais como Aricy Curvello, Uilson Pereira, Dalila Teles Veras, Katia Bento, Tanussi Cardoso, Leila Miccolis,  Rubervam Du Nascimento, Cesar Augusto de Carvalho, Paulo Leminski, Alice Ruiz, Samaral, Paco Cac, e tantos outros, foram poetas que me impulsionaram a levar adiante uma proposta que era  de, reunir em exposição num mesmo espaço físico as múltiplas linguagens da poesia brasileira contemporânea, até desaguar em em 1993 na Mostra Visual de Poesia Brasileira - Mário de Andrade -  100 Anos e em 1995 nos Retalhos Imortais do SerAfim - Oswald de Andrade Nada Sabia de Mim.

De Almandrade, tenho publicado em meus espaço no face, não só a sua poesia plástica visual, mas também os seus textos sobre teoria da arte. Em 2015 tivemos um  encontro em Montes Claros-MG,  no Psiu Poético realizado pelo incansável poeta Aroldo Pereira

Almandrade - Artista plástico, nasceu em 1953 em São Felipe-BA. - arquiteto, mestre em desenho urbano, poeta e professor de teoria da arte das oficinas de arte do Museu de Arte Moderna da Bahia e Palacete das Artes. Participou de várias mostras coletivas, entre elas: XII, XIII e XVI Bienal de São Paulo; “Em Busca da Essência” – mostra especial da XIX Bienal de São Paulo; IV Salão Nacional; Universo do Futebol (MAM/Rio); Feira Nacional (S.Paulo); II Salão Paulista, I Exposição Internacional de Escultura Efêmeras (Fortaleza); I Salão Baiano; II Salão Nacional; Menção honrosa no I Salão Estudantil em 1972. Integrou coletivas de poemas visuais, multimeios e projetos de instalações no Brasil e exterior.
Realizou cerca de trinta exposições individuais em vários Estados. Tem trabalhos em vários acervos particulares e públicos, como: Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), Museu da Cidade (Salvador) e Pinacoteca Municipal de São Paulo, Museu Afro (São Paulo), Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Brazil Godlen Art.
Artur Gomes -  Como se processa o seu  estado de poesia?

Almandrade -  É sempre um debruçar sobre poemas e textos alheios, um trabalho na busca de uma outra solução poética, dúvidas são muitas até a construção do objeto poético.

Artur Gomes - Seu poema preferido? Próprio. Ou de outro poeta de sua admiração?

Almandrade  -  Não tenho um poema preferido, são vários a depender do momento um me atrai mais, ou apenas um verso, um fragmento de poema.

Artur Gomes - Qual o seu poeta de cabeceira?

Almandrade – Vai depender da insônia, por exemplo: João Cabral, Michaux, Wlademir Dias-Pino entre outros.

Artur Gomes - Em seu instante de criação existe alguma pedra de toque, algo que o impulsione para escrever?

Almandrade – Um acontecimento do cotidiano, uma leitura, uma sugestão da natureza pode me provocar a escrever, a produzir algo poético. As oscilações da vida são provocativas.

Artur Gomes -  Livro que considera definitivo em sua obra?

Almandrade – Acho que não tenho um livro definitivo ainda, talvez “Arquitetura de Algodão” (poesia reunida) por ser o mais completo dos que cheguei editar.

Artur Gomes - Além da poesia em verso  já exercitou ou exercita outra forma de linguagem com poesia?

Almandrade – Desde o começo dos anos de 1970 que venho produzindo poemas visuais, conquistas da Poesia Concreta e do Poema /Processo. Fiz arquitetura e me dediquei às artes visuais e acabei fazendo uma ponte entre a literatura (poesia) e  as artes plásticas.

Artur Gomes - Qual poema escreveu quando teve uma pedra no meio do caminho?

Almandrade – Na vida sempre aparece uma pedra no meio do cominho e é motivo para novos poemas, estamos sempre escrevendo poemas a partir de obstáculos no nosso percurso

Artur Gomes - Revisitando Quintana: você acha que depois dessa crise virótica pandêmica, quem passará e quem passarinho?

Almandrade – De certa forma a vaidade, a individualidade vai passar, o mundo vai precisar mais da solidariedade. A poesia e arte contra vantagens e privilégios indevidos.

Artur Gomes - Escrevendo sobre o livro Pátria A(r)mada, o poeta e jornalista Ademir Assunção, afirma que cada poeta tem a sua tribo, de onde ele traz as suas referências. Você de onde vem, qual é a sua tribo?

Almandrade – Perfeito, uma verdade. Eu vim do interior da Bahia para a capital, em 1970, a minha tribo as minhas referências começam nessa década, Poesia Concreta, Poema / Processo, Neo Concretismo, Arte Conceitual, Arquitetura, o ambiente político etc. Foi uma década rica de muitas referências e muitas tribos que marcou a minha geração.

Artur Gomes - Nos dias atuais o que é ser um poeta, militante de poesia?

Almandrade – Um sonhador, a poesia hoje quase que não tem leitores. O poeta é um solitário que enriquece o mundo com a sua poesia e devolve ao homem sua intimidade perdida.

Artur Gomes - Que pergunta não fiz que você gostaria de responder?

Almandrade – Não sei se consegui responder as perguntas formuladas. Espero que sim. Não me recordo se teria algo importante pra dizer.  -  Agradeço a gentileza da entrevista. 
Um abraço e salve a poesia

clic no link confira a  arte de Almandrade

Fulinaíma MultiProjetos
portalfulinaima@gmail.com
(22)99815-1268 - whatsapp




Um comentário:

  1. Guardo, com carinho, na parte de livros preferidos, o “Arquitetura de Algodão”. Parabéns pela entrevista, poeta. Grande abraço

    ResponderExcluir

cidade veracidade

onde tudo é carnaval minha madrinha se chamava cecília nunca soube onde minha mãe a conheceu por muitos anos morou na rua sacramento ao la...