Conheci Ronaldo Junior, em Campos dos Goytaacazes, em 2018 quando participamos
da seleção e da Comissão Julgadora do XX
FestCampos de Poesia Falada, a
convite de Carol Poesia, a coordenadora do Festival naquele ano.  Até hoje pensava que ele fosse meu
conterrâneo, mais um sobrevivente da tribo dos goytacazes que se torna poeta. Agora
descubro que é somente morado de Campos, desde os 9 anos, e é mais um carioca
da minha convivência poética.
Em 2019, nos encontramos mais uma
vez,  voltando a coordenação do
FestCampos de Poesia Falada, dei-lhe  a
tarefa de fazer uma fala com a poesia de Antonio Roberto Fernandes, tarefa muitíssimo
bem executada por sinal. 
Ronaldo Junior -  nasceu em março de 1996, é natural do Rio de
Janeiro–RJ e reside atualmente no município de Campos dos Goytacazes, interior
do estado do Rio de Janeiro.
Poeta, contista e cronista, é
Bacharel em Direito e licenciando em Letras – Português e Literaturas, além de
acadêmico da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e
de outras instituições culturais.
É autor do livro de poemas "O verso sou eu: Antologia de sentimentos", lançado
em março de 2016 pela Editora Multifoco (Rio de Janeiro-RJ). Atualmente,
escreve Instapoemas periódicos nas redes sociais com o projeto Estrofes de mim.
Artur
Gomes - Como se processa o seuestado de poesia? 
Ronaldo Junior – Meu estado de poesia acaba sendo um estado de idealização, de utopia, de confronto com o próprio estado das coisas. O poema me vem, muitas vezes, por uma palavra ou expressão peculiar, pela contemplação de detalhes que nos passam despercebidos ou até por ser alcançado pela poesia do trabalho de alguém – o que pode me alcançar e gerar esse ímpeto criativo. Assim, esse estado de poesia acaba funcionando como um alimento, uma necessidade. Se não escrevo, sinto uma ausência, um vazio em mim.
Artur
Gomes - Seu poema preferido? Próprio. Ou de outro poeta de sua
admiração.
Ronaldo Junior – Difícil escolher apenas um. Meus textos preferidos – para ser muito sucinto – são aqueles que mais me vêm à mente quando escrevo, gerando uma espécie de referência para as minhas escolhas de palavras, sendo também os trabalhos que construíram minha visão poética do mundo. São: “Poética”, do Vinicius de Moraes; “Poética”, do Manuel Bandeira; e “Poema sujo”, do Ferreira Gullar.
Artur
Gomes - Qual o seu poeta de cabeceira? 
Ronaldo
Junior – Atualmente, dois se posicionam bem próximos à minha cama:
Vinicius e Pessoa. Referências que sempre tenho à mão.
Artur
Gomes - Em seu instante de criação existe alguma pedra de toque,
algo que o impulsione para escrever? 
Ronaldo
Junior – Gosto do som das palavras pouco usuais, mas não apenas
delas. Gosto de observar novas palavras a partir do som de outras quebradas ao
meio. A palavra, portanto, é a faísca que gera a ideia. Meu poema “Bistrô”, que pode ser encontrado na
internet – inclusive em vídeo -, foi imaginado a partir da simples observação
da palavra que intitula o texto, o que me levou a pesquisar sua história, seu
país de origem, e daí veio o texto.
BISTRÔ
Não se passava
                  
a qualquer momento ali.
             
Aquela rua era
                             
escura
                       
como o negro véu
    
                           que
cobre
                   
a madrugada aluada;
                            
as casas eram
                                    
todas do
                           
século passado,
             
com tijolos quebradiços
       
      e uma penumbra de tinta
             
cobrindo algumas paredes
                          
rachadas.
                   
Aquela porta
                         
de madeira amarga,
                   
que protegia uma casa
                            
 humilde,
                           
era aberta à tarde
                           
por Alícia,
                                 
moça jovem
                                  
de olhos tristes.
                    
Havia duas mesas
                     
               antiquadas
e
                                    
descombinadas
                     
com banquetas quebradas.
                      
As tardes de frio eram
                                
inspiradoras,
                          
mas a voz do vento
                                
era a única que
                                          
se ouvia
                            
tocando as nuvens
                                 
bastante
                                     
nubladas.
     
                     O
vazio
                              
daquela rua
                                   
traduzia
                            
o que as gotas
                                 
espelhadas
                                             
do céu
                                             
diziam
                                                 
à moça
                                 
de lenço nas mãos
                                 
e chuva nos olhos.
                         
Cantar era uma
                              
paixão
                                  
bem
                                  
guardada no peito,
                              
que irradiava nas
                                    
lágrimas
                         
             pelo
amor
                                     
distante.
                           
Seus filhos
                                  
não mais
                                  
tinham pai.
                      
Os olhos dela
              
                     brilhavam
                                   
a cada vez
                                   
que recebia
                                   
notícias de seu
                                               
amado;
                  
as crianças frequentemente
                      
cantavam a saudade em
                                          
perguntas
                                          
insaciáveis
                            
de onde o pai estava.
                  
Ele estava longe,
                           
honrando a bandeira azul,
                                                        
branca,
                                                        
vermelha.
                                         
Estava sendo a
   
                                      pátria
inteira.
                 
Quando sol,
                          
fazia escuro
                               
naquela
                                      
rua
                                   
negra.
   
       A cada semana,
                  
a moça saía a
                     
fazer compras
                     
no outro bairro,
                     
voltando com sacolas
                     
de alguns ingredientes
                     
para servir tira-gostos aos
                                           
clientes
                                         
escassos.
             
Todavia,
                
as compras ela fazia
                     
às quartas-feiras,
                     
não às
      
                        QUINTAS.
               
Por isso,
                     
ao caminho,
                     
encontrou
                     
uma fachada
                                     
muralizada,
             
com alguns papéis rasgados,
   
                                que
diziam:
                      
"GRAND SPECTACLE:
           
Mardi, Théâtre des Champs-Élysées"
         
mas os tempos eram outros,
                   
e a guerra não
                        
trazia
                
        espetáculos,
                      
porém,
                        
como nunca vira,
                      
naquela fachada,
                      
uma porta
                           
aberta
                         
avistou:
                   
         vozes líricas
                            
ouviu
                    
como ouvia
                            
pássaros a
                                   
cantar.
              
A moça Alícia entrou,
                              
recatada,
  
                  bateu
palmas e,
                             
quando se viu,
                     
estava cercada
                   
de mulheres observando-a,
                             
vestidas sem
                             
grande luxo,
       
                      mas
                                 
soberbas.
                     
Um homem
                              
sentado
                              
se levantou
                           
para ver quem
                             
    chegava.
                
Ela queria apenas
                                  
ouvir
                                  
o ensaio.
                       
Indagou o
                             
homem
                               
o que
           
                       ela
queria
                         
e ouviu um sussurro
                             
doce de vergonha,
                             
consentiu
                             
a presença e silenciou
                             
em sua cadeira cansada.
                  
Não quis ela sair
                               
de si mesma,
                                      
sensata,
                     
conhecendo-se
                     
como uma
                             
qualquer,
                     
como ninguém
                     
a conhecia.
             
As vozes
                 
encantavam
                 
em seus timbres,
                      
ilustrando
                      
a melodia
               
do violino
   
                que
extravasava
                      
a arte poética
                      
em suas cordas.
             
O balé ensaiava
                       
cada passo
                       
trazido por
                       
cada peça
          
             do
enredo
                           
da ópera,
           
e Alícia
                
pensava consigo
                
o quão incrível
                
era a
                     
arte,
                
emocionada,
                      
com
                      
a alma na mão,
                          
sentimental.
                  
Ao fim,
                     
pôs-se a
                        
sair
                        
sem que
                     
fosse
                   
notada
 
                  e
                   
foi
                   
fazer as
                   
compras para
                   
semanar
                   
na sala
                   
de sua casa,
                   
servindo
                   
ao ínfimo
 
                  público
                   
que,
                   
às vezes,
                   
aparecia.
              
Não muito longe,
              
as bombas
                   
ilustravam
                
o cenário de caos,
                   
 e a
          Militärverwaltung
in Frankreich
                        
enegrecia
                            a França
                              
numa nuvem
                                     
Nazista.
             
Então,
             
tragicamente,
                 
a vontade
                 
surgiu,
               
e Alícia voltou
               
ao ensaio
                   
na quinta
                      
seguinte,
                      
quando
                      
o homem
                 
      sentado
                       
indagou
                         
se ela
                         
sabia
                        
cantar.
                  
Indo ao
                    
centro da sala,
                    
com postura imponente,
  
                         olhos
ao chão
                        
e coração debulhado,
                           
lançou sua alma
                            
aos tímpanos
                                  
absortos
                            
que se faziam
                                
presentes.
                 
Seu registro
                      
era soprano,
                 
sua magia,
                       
o sentimento.
              
A saudade
                 
era a melodia
            
que embalava
              
seu cântico,
               
e a guerra
                  
era o caos
                
que trazia em
                  
sua mente.
              
Alguns presentes
                   
choraram ao
                      
ouvi-la e
  
                    a
                      
aplaudiram
                        
como se
                       
ali estivesse
                     
uma cantora
                       
mundialmente
                              
famosa.
                 
 Alícia
                      
segurou seu
                            
coração,
                           
baixou os
                                 
olhos
                           
e andou
                           
até o canto
                   
de onde saíra,
                       
ainda ouvindo
                              
aplausos
                              
contundentes,
                              
logo
                             
buscou a saída,
                              
envergonhada,
                          
para voltar à sua
                                  
residência,
                           
mas o homem
                             
a chamou
                                
e quis
                                   
conversar:
                                   
ela era
                                     
fabulosa.
                       
Mas como poderia
                             
cantar
                             
sabendo
                                  
onde
                                     
seu marido
                                   
estava e
                  
que sofrendo
                        
poderia estar?
            
A negra cruz gamada,
                      Svastika,
                   
  exalava o poder
                      
medonho
                    
dos alemães
                    
em terras francesas,
                       
mas o brilho
                              
nas retinas
                                   
sofridas
      
                             da
moça
                              
irradiava
                              
sua insegura
                                     
paixão
                                     
pela arte.
                          
Poderia cantar
                               
e emocionar,
                        
mas jamais
                               
doaria sua alma
                                   
por completo:
                           
ela estava
                           
entrincheirada
                           
a uma certa distância dali,
                           
sendo bombardeada
                                        
noite
                                             
e dia.
               
Mas
                 
o valor oferecido
                   
gerava o desespero
                   
de sua necessidade:
                   
os negócios da
                   
família não
                   
se sustentavam.
           
Assim, nasceu a
                      Arte
      
               Aliciana.
                     
Todas as semanas,
                              
comparecia
                             
aos ensaios
                             
e encantava
                             
as almas que
                    
         se calavam para
                                    
ouvi-la.
                     
As crianças se cuidavam
                          
com a avó,
                          
e os passos de Alícia
                          
sumiam na multidão
    
                         dos artistas.
                     
A apresentação
                        
estava marcada:
                        
mas Alícia não
                        
se fazia
                                
preparada,
                   
     pois ainda não
                        
libertara
                        
sua alma
                              
taciturna
                        
de seu peito
                            
longínquo.
                   
No camarim,
              
          seu suor
                        
manchava a
                         maquiagem
                        
e suas cordas
                                  
vocais
                        
quebravam as
                             
barreiras
      
                        sonoras.
                      
A noite era sua:
                             
os brilhos,
                             
os olhares,
                             
os aplausos,
                             
os sentimentos.
       
               O
cabaré
                         
a esperava em
                                    
furor.
                          
Entrou em cena,
                          
controlou o respirar
                          
e se debulhou em
           
                    sensibilidade.
                     O público estava ali,
                              
latentemente
                                      
vibrante,
                  
como se apreciassem
                        
uma obra de arte
  
                               erudita
                        
tomar
                           
magnificamente
                           
sua forma.
                    
Mas o vazio em seu peito
                           
a fazia pobre
              
              em
seu pensar.
                   Não poderia mais
                        
cantar
                   
daquele jeito.
                     
O financiador
                     
da noite não se conteve,
                               
incisivo:
                      
"Aquelas pessoas
                          
haverão de retornar
                       
para receberem a tua arte,
                                  e tu tens de estar
                                 
conosco para oferecê-la.
  
                           Já
és uma
                                   
estrela!"
                        
Todavia,
                        
repentinamente,
                                   
Alícia,
                                      
tão moça,
   
                                   tornou-se
                                               
uma
                                 
inconsolável
                                                  
viúva.
                 
Seus prantos eram
                
              ainda
mais
                               
frequentes,
                               
e sua alma
                
tornara-se um vidro
                               estilhaçado,
                                  
lançando
                  
               cacos
aos
                                       
ouvidos
                                       
nus.
                   
Não se ouvia
                           
soprano
                           
mais
                           
melancólico.
                           
Não havia corpo,
                                   
Jean morrera
                                          
numa
                                      
trincheira,
                                 
desfalecendo em
     
                                  putrefata
                                         
solidão.
                           
Havia alma.
                                    
Imortal
                                    
na absoluta
                         
           imensidão.
                   Alícia pisou
                  
novamente no palco,
                  
tudo era noite:
                             
sem brilhos,
                             
sem olhares,
                             
sem aplausos,
                         
tantos sentimentos.
                     Com os olhos
                    
tempestuosos,
                    
cantou um pássaro
                    
como nunca antes
                    
cantara,
                         
pois sabia que,
                                        
ali,
                               
seu amado estava
                                      
apreciando a
                          
libertação da primavera;
                          
um arrepio a
    
                             envolveu
                          
como um abraço,
                                  
e ela
                          
sentiu o amor
                              
que se fazia vivo,
                        
manifesto na arte
                                           
que
                                           
calava o silêncio
                                           
de cada peito,
                                            
e a fazia cantar,
                       
                 mesmo
buscando
                                                       
o silêncio
                                                       
de seu
                                                    interminável
                            
                            luar.
Artur
Gomes - Livro que considera definitivo em sua obra?
Ronaldo Junior – Até agora, tenho dois trabalhos publicados em livro e alguns projetos. Meu livro definitivo, até o momento, é “O verso sou eu – Antologia de sentimentos”, publicado pela Multifoco em 2016. Mas muitos outros, ainda guardados, representam melhor minha estética criativa atual, o que está sempre mudando.
Artur
Gomes - Além da poesia em verso já exercitou ou exercita outra
forma de linguagem com poesia?
Ronaldo
Junior – Sim. A poesia concreta – que eu prefiro chamar de “poesia visual” – é uma constante na
minha obra. Comecei fazendo poemas em formas e, hoje, com outros olhos, também
faço releituras de pinturas com poesia, recriando traços de quadros com
palavras. Esse projeto deu origem à exposição “Forma e Verso”, que já passou por diversos lugares de Campos-RJ
neste ano de 2020.
Artur
Gomes - Qual poema escreveu quando teve uma pedra no meio do
caminho¿
Ronaldo
Junior – Pensando que a nossa mais recente pedra no caminho é a
quebra abrupta da rotina causada pelo novo coronavírus
– o que nos traz a ambivalência de ter tempo livre para criar e, simultaneamente,
insegurança para enfrentar a realidade, pensando nas tantas pessoas afetadas -,
escrevi diversos poemas, ainda inéditos para algum projeto futuro, com
reflexões sobre essa vivência que evidencia as tantas disparidades e
contradições da nossa sociedade.
Artur
Gomes - Revisitando Quintana: você acha que depois dessa crise
virótica pandêmica, quem passará e quem passarinho?
Ronaldo
Junior – Passarão aqueles que levam a vida olhando apenas para si,
ignorando as múltiplas humanidades que nos cercam e o tanto de sofrimento que
tem tomado conta dos dias. Passarinho aqueles que enxergarem esse momento como
oportunidade para espalhar boas energias da maneira como podem, com
responsabilidade social, e, claro, cuidando de si e dos que vivem ao seu redor.
Ter em mente que se vive em sociedade e que sua atitude influencia na vida de
outras pessoas é fundamental, o que está muito distante de ser a nossa
realidade, uma vez que a crise virótica é motivo de polarização, posicionamento
político e ódio, o que afasta as pessoas das reais necessidades que o momento
exige.
Artur
Gomes - Escrevendo sobre o livro Pátria A(r)mada, o poeta e
jornalista Ademir Assunção, afirma
que cada poeta tem a sua tribo, de onde ele traz as suas referências. Você de
onde vem, qual é a sua tribo?
Ronaldo
Junior – Trago minhas referências do modernismo brasileiro. Da
ideia de absorver influências e quebrar padrões literariamente impostos. Sempre
escrevi em versos livres, geralmente brancos, quase nunca alinhados à margem,
certinhos. Gosto da poesia que inquieta na leitura, capaz de falar pela simples
forma como está posta no papel – ou na tela.
Artur
Gomes - Nos dias atuais o que é ser um poeta, militante de
poesia?
Ronaldo
Junior – É um tempo de posições extremadas, mas de demarcações
necessárias, pois a omissão pode ser uma das piores quedas. Acredito sempre na
poesia que possui alma, que traz a humanidade para o texto, pois isso é um
sinal de consciência social e de visão humanitária de mundo. Isso me faz pensar
que ser poeta é ter na palavra a sua posição, buscar a inquietação, se provocar
a todo tempo para criar algo sempre contrastante com o anteriormente criado,
mas, principalmente, ter consciência do seu lugar no mundo. 
O artista deve ter
consciência de seu papel e do impacto que suas palavras geram para não acabar
caindo no vazio, na criação que não tem lastro social por simplesmente não
abarcar a realidade em que se insere – ou por abarcá-la de maneira alienada ou
tendenciosa.
Artur
Gomes - Que pergunta não fiz que você gostaria de responder?
Ronaldo
Junior – Seria bom refletirmos sobre a cena literária em Campos
dos Goytacazes. Não sou campista, mas, como habitante do
município desde os nove anos de idade – desde que me entendo por gente,
portanto -, sou um autor que conheceu seu estado de poesia aqui. Então, ver
autores que trazem a contemporaneidade campista para o texto e de que maneira
isso tudo influencia na forma como é lapidada a identidade das pessoas me
inquieta, afinal, não apenas a história literária daqui é grandiosa, mas o
presente é igualmente prolífico.
Fulinaíma MultiProjetos
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