terça-feira, 26 de maio de 2020

Ronaldo Junior - Entrevistas


Conheci Ronaldo Junior, em Campos dos Goytaacazes, em 2018 quando participamos da seleção e da Comissão Julgadora do XX FestCampos de Poesia Falada, a convite de Carol Poesia, a coordenadora do Festival naquele ano.  Até hoje pensava que ele fosse meu conterrâneo, mais um sobrevivente da tribo dos goytacazes que se torna poeta. Agora descubro que é somente morado de Campos, desde os 9 anos, e é mais um carioca da minha convivência poética.

Em 2019, nos encontramos mais uma vez,  voltando a coordenação do FestCampos de Poesia Falada, dei-lhe  a tarefa de fazer uma fala com a poesia de Antonio Roberto Fernandes, tarefa muitíssimo bem executada por sinal.

Ronaldo Junior -  nasceu em março de 1996, é natural do Rio de Janeiro–RJ e reside atualmente no município de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro.

Poeta, contista e cronista, é Bacharel em Direito e licenciando em Letras – Português e Literaturas, além de acadêmico da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e de outras instituições culturais.

É autor do livro de poemas "O verso sou eu: Antologia de sentimentos", lançado em março de 2016 pela Editora Multifoco (Rio de Janeiro-RJ). Atualmente, escreve Instapoemas periódicos nas redes sociais com o projeto Estrofes de mim.


Artur Gomes - Como se processa o seuestado de poesia?

Ronaldo Junior – Meu estado de poesia acaba sendo um estado de idealização, de utopia, de confronto com o próprio estado das coisas. O poema me vem, muitas vezes, por uma palavra ou expressão peculiar, pela contemplação de detalhes que nos passam despercebidos ou até por ser alcançado pela poesia do trabalho de alguém – o que pode me alcançar e gerar esse ímpeto criativo. Assim, esse estado de poesia acaba funcionando como um alimento, uma necessidade. Se não escrevo, sinto uma ausência, um vazio em mim.

Artur Gomes - Seu poema preferido? Próprio. Ou de outro poeta de sua admiração.

Ronaldo Junior – Difícil escolher apenas um. Meus textos preferidos – para ser muito sucinto – são aqueles que mais me vêm à mente quando escrevo, gerando uma espécie de referência para as minhas escolhas de palavras, sendo também os trabalhos que construíram minha visão poética do mundo. São: “Poética”, do Vinicius de Moraes; “Poética”, do Manuel Bandeira; e “Poema sujo”, do Ferreira Gullar.

Artur Gomes - Qual o seu poeta de cabeceira?

Ronaldo Junior – Atualmente, dois se posicionam bem próximos à minha cama: Vinicius e Pessoa. Referências que sempre tenho à mão.

Artur Gomes - Em seu instante de criação existe alguma pedra de toque, algo que o impulsione para escrever?

Ronaldo Junior – Gosto do som das palavras pouco usuais, mas não apenas delas. Gosto de observar novas palavras a partir do som de outras quebradas ao meio. A palavra, portanto, é a faísca que gera a ideia. Meu poema “Bistrô”, que pode ser encontrado na internet – inclusive em vídeo -, foi imaginado a partir da simples observação da palavra que intitula o texto, o que me levou a pesquisar sua história, seu país de origem, e daí veio o texto.

BISTRÔ 
Não se passava
                   a qualquer momento ali.

              Aquela rua era
                              escura
                        como o negro véu
                                que cobre
                    a madrugada aluada;
                             as casas eram
                                     todas do
                            século passado,
              com tijolos quebradiços
              e uma penumbra de tinta
              cobrindo algumas paredes
                           rachadas.

                    Aquela porta
                          de madeira amarga,
                    que protegia uma casa
                              humilde,
                            era aberta à tarde
                            por Alícia,
                                  moça jovem
                                   de olhos tristes.

                     Havia duas mesas
                                     antiquadas e
                                     descombinadas
                      com banquetas quebradas.

                       As tardes de frio eram
                                 inspiradoras,
                           mas a voz do vento
                                 era a única que
                                           se ouvia
                             tocando as nuvens
                                  bastante
                                      nubladas.

                           O vazio
                               daquela rua
                                    traduzia
                             o que as gotas
                                  espelhadas
                                              do céu
                                              diziam
                                                  à moça
                                  de lenço nas mãos
                                  e chuva nos olhos.

                          Cantar era uma
                               paixão
                                   bem
                                   guardada no peito,
                               que irradiava nas
                                     lágrimas
                                       pelo amor
                                      distante.

                            Seus filhos
                                   não mais
                                   tinham pai.

                       Os olhos dela
                                    brilhavam
                                    a cada vez
                                    que recebia
                                    notícias de seu
                                                amado;
                   as crianças frequentemente
                       cantavam a saudade em
                                           perguntas
                                           insaciáveis
                             de onde o pai estava.

                   Ele estava longe,
                            honrando a bandeira azul,
                                                         branca,
                                                         vermelha.
                                          Estava sendo a
                                          pátria inteira.

                  Quando sol,
                           fazia escuro
                                naquela
                                       rua
                                    negra.

           A cada semana,
                   a moça saía a
                      fazer compras
                      no outro bairro,
                      voltando com sacolas
                      de alguns ingredientes
                      para servir tira-gostos aos
                                            clientes
                                          escassos.

              Todavia,
                 as compras ela fazia
                      às quartas-feiras,
                      não às
                               QUINTAS.

                Por isso,
                      ao caminho,
                      encontrou
                      uma fachada
                                      muralizada,
              com alguns papéis rasgados,
                                    que diziam:

                       "GRAND SPECTACLE:
            Mardi, Théâtre des Champs-Élysées"

          mas os tempos eram outros,
                    e a guerra não
                         trazia
                         espetáculos,
                       porém,
                         como nunca vira,
                       naquela fachada,
                       uma porta
                            aberta
                          avistou:
                             vozes líricas
                             ouviu
                     como ouvia
                             pássaros a
                                    cantar.

               A moça Alícia entrou,
                               recatada,
                     bateu palmas e,
                              quando se viu,
                      estava cercada
                    de mulheres observando-a,
                              vestidas sem
                              grande luxo,
                              mas
                                  soberbas.

                      Um homem
                               sentado
                               se levantou
                            para ver quem
                                  chegava.

                 Ela queria apenas
                                   ouvir
                                   o ensaio.

                        Indagou o
                              homem
                                o que
                                   ela queria
                          e ouviu um sussurro
                              doce de vergonha,
                              consentiu
                              a presença e silenciou
                              em sua cadeira cansada.

                   Não quis ela sair
                                de si mesma,
                                       sensata,
                      conhecendo-se
                      como uma
                              qualquer,
                      como ninguém
                      a conhecia.

              As vozes
                  encantavam
                  em seus timbres,
                       ilustrando
                       a melodia
                do violino
                    que extravasava
                       a arte poética
                       em suas cordas.

              O balé ensaiava
                        cada passo
                        trazido por
                        cada peça
                        do enredo
                            da ópera,
            e Alícia
                 pensava consigo
                 o quão incrível
                 era a
                      arte,
                 emocionada,
                       com
                       a alma na mão,
                           sentimental.

                   Ao fim,
                      pôs-se a
                         sair
                         sem que
                      fosse
                    notada
                    e
                    foi
                    fazer as
                    compras para
                    semanar
                    na sala
                    de sua casa,
                    servindo
                    ao ínfimo
                    público
                    que,
                    às vezes,
                    aparecia.

               Não muito longe,
               as bombas
                    ilustravam
                 o cenário de caos,
                     e a
          Militärverwaltung in Frankreich
                         enegrecia
                            a França
                               numa nuvem
                                      Nazista.

              Então,
              tragicamente,
                  a vontade
                  surgiu,
                e Alícia voltou
                ao ensaio
                    na quinta
                       seguinte,
                       quando
                       o homem
                        sentado
                        indagou
                          se ela
                          sabia
                         cantar.

                   Indo ao
                     centro da sala,
                     com postura imponente,
                            olhos ao chão
                         e coração debulhado,
                            lançou sua alma
                             aos tímpanos
                                   absortos
                             que se faziam
                                 presentes.

                  Seu registro
                       era soprano,
                  sua magia,
                        o sentimento.

               A saudade
                  era a melodia
             que embalava
               seu cântico,
                e a guerra
                   era o caos
                 que trazia em
                   sua mente.

               Alguns presentes
                    choraram ao
                       ouvi-la e
                       a
                       aplaudiram
                         como se
                        ali estivesse
                      uma cantora
                        mundialmente
                               famosa.

                   Alícia
                       segurou seu
                             coração,
                            baixou os
                                  olhos
                            e andou
                            até o canto
                    de onde saíra,
                        ainda ouvindo
                               aplausos
                               contundentes,
                               logo
                              buscou a saída,
                               envergonhada,
                           para voltar à sua
                                   residência,
                            mas o homem
                              a chamou
                                 e quis
                                    conversar:
                                    ela era
                                      fabulosa.

                        Mas como poderia
                              cantar
                              sabendo
                                   onde
                                      seu marido
                                    estava e
                   que sofrendo
                         poderia estar?

             A negra cruz gamada,
                      Svastika,
                      exalava o poder
                       medonho
                     dos alemães
                     em terras francesas,
                        mas o brilho
                               nas retinas
                                    sofridas
                                    da moça
                               irradiava
                               sua insegura
                                      paixão
                                      pela arte.

                           Poderia cantar
                                e emocionar,
                         mas jamais
                                doaria sua alma
                                    por completo:
                            ela estava
                            entrincheirada
                            a uma certa distância dali,
                            sendo bombardeada
                                         noite
                                              e dia.

                Mas
                  o valor oferecido
                    gerava o desespero
                    de sua necessidade:
                    os negócios da
                    família não
                    se sustentavam.

            Assim, nasceu a
                      Arte
                      Aliciana.

                      Todas as semanas,
                               comparecia
                              aos ensaios
                              e encantava
                              as almas que
                              se calavam para
                                     ouvi-la.

                      As crianças se cuidavam
                           com a avó,
                           e os passos de Alícia
                           sumiam na multidão
                              dos artistas.

                      A apresentação
                         estava marcada:
                         mas Alícia não
                         se fazia
                                 preparada,
                         pois ainda não
                         libertara
                         sua alma
                               taciturna
                         de seu peito
                             longínquo.

                    No camarim,
                         seu suor
                         manchava a
                         maquiagem
                         e suas cordas
                                   vocais
                         quebravam as
                              barreiras
                               sonoras.

                       A noite era sua:
                              os brilhos,
                              os olhares,
                              os aplausos,
                              os sentimentos.

                       O cabaré
                          a esperava em
                                     furor.

                           Entrou em cena,
                           controlou o respirar
                           e se debulhou em
                                sensibilidade.

                     O público estava ali,
                               latentemente
                                       vibrante,
                   como se apreciassem
                         uma obra de arte
                                  erudita
                         tomar
                            magnificamente
                            sua forma.

                     Mas o vazio em seu peito
                            a fazia pobre
                             em seu pensar.

                   Não poderia mais
                         cantar
                    daquele jeito.

                      O financiador
                      da noite não se conteve,
                                incisivo:
                       "Aquelas pessoas
                           haverão de retornar
                        para receberem a tua arte,
                                  e tu tens de estar
                                  conosco para oferecê-la.
                              Já és uma
                                    estrela!"

                         Todavia,
                         repentinamente,
                                    Alícia,
                                       tão moça,
                                       tornou-se
                                                uma
                                  inconsolável
                                                   viúva.

                  Seus prantos eram
                               ainda mais
                                frequentes,
                                e sua alma
                 tornara-se um vidro
                               estilhaçado,
                                   lançando
                                  cacos aos
                                        ouvidos
                                        nus.

                    Não se ouvia
                            soprano
                            mais
                            melancólico.

                            Não havia corpo,
                                    Jean morrera
                                           numa
                                       trincheira,
                                  desfalecendo em
                                        putrefata
                                          solidão.

                            Havia alma.
                                     Imortal
                                     na absoluta
                                     imensidão.

                   Alícia pisou
                   novamente no palco,
                   tudo era noite:
                              sem brilhos,
                              sem olhares,
                              sem aplausos,
                          tantos sentimentos.

                     Com os olhos
                     tempestuosos,
                     cantou um pássaro
                     como nunca antes
                     cantara,
                          pois sabia que,
                                         ali,
                                seu amado estava
                                       apreciando a
                           libertação da primavera;
                           um arrepio a
                                  envolveu
                           como um abraço,
                                   e ela
                           sentiu o amor
                               que se fazia vivo,
                         manifesto na arte
                                            que
                                            calava o silêncio
                                            de cada peito,
                                             e a fazia cantar,
                                         mesmo buscando
                                                        o silêncio
                                                        de seu
                                                    interminável
                                                         luar.

Artur Gomes - Livro que considera definitivo em sua obra?

Ronaldo Junior – Até agora, tenho dois trabalhos publicados em livro e alguns projetos. Meu livro definitivo, até o momento, é “O verso sou eu – Antologia de sentimentos”, publicado pela Multifoco em 2016. Mas muitos outros, ainda guardados, representam melhor minha estética criativa atual, o que está sempre mudando.

Artur Gomes - Além da poesia em verso já exercitou ou exercita outra forma de linguagem com poesia?

Ronaldo Junior – Sim. A poesia concreta – que eu prefiro chamar de “poesia visual” – é uma constante na minha obra. Comecei fazendo poemas em formas e, hoje, com outros olhos, também faço releituras de pinturas com poesia, recriando traços de quadros com palavras. Esse projeto deu origem à exposição “Forma e Verso”, que já passou por diversos lugares de Campos-RJ neste ano de 2020.

Artur Gomes - Qual poema escreveu quando teve uma pedra no meio do caminho¿

Ronaldo Junior – Pensando que a nossa mais recente pedra no caminho é a quebra abrupta da rotina causada pelo novo coronavírus – o que nos traz a ambivalência de ter tempo livre para criar e, simultaneamente, insegurança para enfrentar a realidade, pensando nas tantas pessoas afetadas -, escrevi diversos poemas, ainda inéditos para algum projeto futuro, com reflexões sobre essa vivência que evidencia as tantas disparidades e contradições da nossa sociedade.

Artur Gomes - Revisitando Quintana: você acha que depois dessa crise virótica pandêmica, quem passará e quem passarinho?

Ronaldo Junior – Passarão aqueles que levam a vida olhando apenas para si, ignorando as múltiplas humanidades que nos cercam e o tanto de sofrimento que tem tomado conta dos dias. Passarinho aqueles que enxergarem esse momento como oportunidade para espalhar boas energias da maneira como podem, com responsabilidade social, e, claro, cuidando de si e dos que vivem ao seu redor. Ter em mente que se vive em sociedade e que sua atitude influencia na vida de outras pessoas é fundamental, o que está muito distante de ser a nossa realidade, uma vez que a crise virótica é motivo de polarização, posicionamento político e ódio, o que afasta as pessoas das reais necessidades que o momento exige.

Artur Gomes - Escrevendo sobre o livro Pátria A(r)mada, o poeta e jornalista Ademir Assunção, afirma que cada poeta tem a sua tribo, de onde ele traz as suas referências. Você de onde vem, qual é a sua tribo?

Ronaldo Junior – Trago minhas referências do modernismo brasileiro. Da ideia de absorver influências e quebrar padrões literariamente impostos. Sempre escrevi em versos livres, geralmente brancos, quase nunca alinhados à margem, certinhos. Gosto da poesia que inquieta na leitura, capaz de falar pela simples forma como está posta no papel – ou na tela.

Artur Gomes - Nos dias atuais o que é ser um poeta, militante de poesia?

Ronaldo Junior – É um tempo de posições extremadas, mas de demarcações necessárias, pois a omissão pode ser uma das piores quedas. Acredito sempre na poesia que possui alma, que traz a humanidade para o texto, pois isso é um sinal de consciência social e de visão humanitária de mundo. Isso me faz pensar que ser poeta é ter na palavra a sua posição, buscar a inquietação, se provocar a todo tempo para criar algo sempre contrastante com o anteriormente criado, mas, principalmente, ter consciência do seu lugar no mundo. 

O artista deve ter consciência de seu papel e do impacto que suas palavras geram para não acabar caindo no vazio, na criação que não tem lastro social por simplesmente não abarcar a realidade em que se insere – ou por abarcá-la de maneira alienada ou tendenciosa.

Artur Gomes - Que pergunta não fiz que você gostaria de responder?

Ronaldo Junior – Seria bom refletirmos sobre a cena literária em Campos dos Goytacazes. Não sou campista, mas, como habitante do município desde os nove anos de idade – desde que me entendo por gente, portanto -, sou um autor que conheceu seu estado de poesia aqui. Então, ver autores que trazem a contemporaneidade campista para o texto e de que maneira isso tudo influencia na forma como é lapidada a identidade das pessoas me inquieta, afinal, não apenas a história literária daqui é grandiosa, mas o presente é igualmente prolífico.

Fulinaíma MultiProjetos
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