quinta-feira, 7 de maio de 2020

Anna Maria Fernandes - EntreVistas



Conheci Anna Maria Fernandes no Sarau POLEM, produzido e coordenado pelo poeta, pesquisador  e ensaísta Marcelo Mourão em 2018. Voltamos a nos encontrar  várias vezes em 2019 no mesmo POLEM já nas edições realizadas em La Taberna de Laura, e na primeira edição da Balbúrdia Poética, no mesmo endereço de Copacabana. Contactados no face já há uns dois anos posso dizer que conheço um pouco dessa poeta/mulher/coragem. 

Anna Maria Fernandes é carioca, jornalista, ensaísta, conferencista, poeta. Graduada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso-FACHA e em Direito, pela Faculdade Bennet. Tem 6 livros publicados e uma Antologia Poética ( reunião de 5 livros) e está para lançar seu próximo livro, "Selvagem Liturgia da palavra", no segundo semestre deste ano.

Entre seus prêmios destacam -se: Prêmio Olavo Bilac, da Academia brasileira de letras-ABL, com o seu segundo  livro, Seiva e Sumo, que também foi co-editado pelo Instituto Nacional do livro - MEC; recebeu Menção honrosa da União Brasileira de escritores-UBE, pelos livros, Som-Reflexo e Sem Titulo. Pelo "Ensaio" sobre a vida e a obra de Jorge Amado, em comemoração ao centenário do escritor baiano, em 2012, e recebeu da UBE-RJ, Menção Especial. 

Em 2017, seu sexto livro, Sol do ser, Sol de dentro, foi selecionado entre os 10 melhores, do prêmio da Biblioteca Nacional. Pela Senadoria Latino-americana- RJ, entidade fundada em Roma, na Itália, ganhou o prêmio de Personalidade Cultural do Ano, em 2017.

Atualmente, é membro da Academia Nacional de Letras e Artes- ANLA e da União Brasileira de Escritores UBE-RJ, onde foi Diretora de Comunicação, de 2013 a 2015. Frequenta vários saraus, entre eles, Poesia Simplesmente,  no Teatro Gláucio Gil, Corujão da Poesia, no Cine Jóia; e Um Brinde à Poesia, no Museu de Arte contemporânea, em Niterói.

 Artur Gomes -  Como se processa o seu  estado de poesia?

 Anna Maria Fernandes - Ser poeta é estar sempre " em estado de encantamento ".
Isso que me encanta/É coisa doida/Não dá e passa, não! Isso que me encanta/Se esconde não sei onde/Não se esgota/Nunca se completa...

Artur Gomes - Qual seu poema preferido?

Anna Maria Fernandes - O Soneto do Fidelidade, do poetinha, querido Vinicius de Moraes

Artur Gomes - Qual o seu poeta de cabeceira?

Anna Maria Fernandes - Fernando Pessoa:

"Tudo vale a pena
 Quando a alma
não é pequena..."

Artur Gomes - Em que instante de criação existe uma pedra de toque, algo que  a impulsiona para escrever?

Anna Maria Fernandes - Dependendo do momento tudo me motiva.

...Ah, dona poesia/Senhora da malandragem/chegas sempre sem aviso/Nunca és chamada/Afinal quem és? Tens a alma prostituta? Nomeias só teus amantes/Ou muitos iluminados?...

Artur Gomes - Revisitando Quintana: você acha que depois dessa crise epidêmica, quem passará  e quem passarinho?

Anna Maria Fernandes - Já existe uma mudança tecnológica que vem se consolidando dia após dia e, agora, com essa crise mundial que nos impôs o isolamento, foram adotadas novas formas de abordagem ,novas maneiras de nos conectarmos com o mundo. Hoje; os e-books e audibooks são formatos digitais para modelos de streaming e bibliotecas digitais.

Os livros agora são cadastrados nas plataformas da Amazon e de livrarias. Há sites de vendas, onde podemos nos cadastrar. Os colégios estão adotando aulas e estudos on-line . As mudanças estão cada vez mais céleres. Mas acho que ainda vai demorar uns 30 anos, por aí, a publicação de livros do modo atual, convencional ainda continuará de pé, são muitos leitores que amam folhear, página por página, e degustar a magia contida nessas páginas, sejam as histórias em prosa ou verso. 

Artur Gomes - Escrevendo sobre o livro, Pátria A(r)mada, o poeta e jornalista Ademir Assunção afirma que cada poeta tem sua tribo , de onde trás suas referências, você de onde vem, qual a sua tribo?

Anna Maria Fernandes - Nos anos 80 posso afirmar que fui de várias tribos: dirigida pela cineasta Adélia Sampaio e com outros 3 poetas, fizemos apresentações no Botanic; como aluna de teatro da atriz, Aracy Cardoso fiz diversas performances poéticas com um grupo formado por ela. Participei com Glória Horta e Mano Melo ente outros poetas, de apresentações em faculdades, praças, praias e com Ronaldo Werneck, amigo da Faculdade-FACHA , me liguei ao grupo de Cataguases e fomos também até a cidade de Minas, por conta da Poesia, declamar em praça pública.

Artur Gomes Nos dias atuais o que é um poeta militante de poesia?

Anna Maria Fernandes - Poeta militante é aquele que não desiste dos seus sonhos, vai em frente.Resiste!

... leva-te aos trancos e barrancos/Ao que te faz feliz/Por mais pesado que seja /o fardo, as farpas/ Ainda assim não terás/Dito tudo...  não é a vida que assusta / É a solidão/

Anna Maria Fernandes 
Abril/2020

Fulinaíma MultiProjetos
portalfulinaima@gmail.com
(22)99815-1268 - whatsapp




Nenhum comentário:

Postar um comentário

cidade veracidade

onde tudo é carnaval minha madrinha se chamava cecília nunca soube onde minha mãe a conheceu por muitos anos morou na rua sacramento ao la...