quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Santa Loucura Santa


Santa Loucura Santa
Hoje 0 28 de novembro - 19h
Santa Paciência Casa Criativa
Rua Barão de Miracema, 81
Campos dos Goytacazes-RJ
Arte A Santa Loucura (Artur Gomes)

O intuito do evento que acontece hoje na Santa Paciência é angariar doações para a festa de Natal para os internos do Hospital Abrigo João Vianna

Ulli Marques
Jornal Terceira Via

A um mês do Natal, data marcada pela celebração do amor ao próximo, um médico e um poeta de Campos, sensíveis às necessidades do outro, agem conforme suas profissões: voltam os olhos tolerantes àqueles que, comumente,  muitos julgam e poucos se lembram.

No dia 18 de dezembro de 2019, os internos do Hospital Abrigo João Vianna devem ter um Natal digno.  E para ajudar a organizar uma farta festa, Dr. César Ronald e Artur Gomes promovem hoje dia 28 de novembro a partir das 19h um Sarau a fim de angariar doações.

Trata-se da Santa Loucura Santa que acontecerá no espaço cultural, Santa Paciência Casa Criativa, situada na Rua Barão de Miracema, 81, a partir das 19h.

Segundo o Dr. César Ronald, apresentador do programa Mais Saúde da 3ª Via TV, a ideia de proporcionar esse Natal aos internos do Abrigo João Vianna, surge da óbvia constatação de que a vulnerabilidade desses pacientes não lhes tira o direito ao carinho. Assim, com o intuito de oferecer a eles o que todo ser humano merece,  o médico,  sensibilizado convidou outro homem também tocado pela causa.

Juntos o médico e o poeta Artur Gomes, que há anos empenha-se  a ajudar o hospital, idealizaram o Sarau. O objetivo é receber doações de alimentos, roupas e materiais de limpeza, e não somente ajudar a manter a casa, mas também realizar uma ceia natalina.

Segundo o atual administrador do Hospital Abrigo João Vianna, Edilson Cruz, hoje a instituição atende a 70 internos e mantê-los com dignidade não é uma tarefa simples. "A situação do Hospital é bem delicada, pois os funcionários estão sem receber há meses e sem 13º desde 2017. Mas, apesar disso percebemos que o carinho que os funcionários têm pelos internos supera um pouco as dificuldades, tanto que ainda não foi cogitada a possibilidade de fazer greve, por exemplo. No mais, as nossas  maiores necessidades são referentes a materiais de limpeza e higiene pessoal, por isso pedimos para que as pessoas ajudem principalmente com esses ítens". Afirmou Edilson.

Confluir, então, a ajuda material, tão necessária, à ajuda material tão necessária, à dedicação e o amor ao próximo, atitudes intimamente relacionadas à energia do Natal, é a missão desse projeto. O Sarau Santa Loucura Santa, deve reunir poetas, músicos, atores e artistas em geral que se apresentarão para toda a população de Campos que está convidada a participar e fazer as suas doações.

"As pessoas, a maioria delas, não sabem como é difícil manter o Hospital Abrigo João Vianna aberto. Essa instituição tradicional sobrevive a crises de toda ordem para proporcionar dignidade àquelas pessoas em situação vulnerável. O mínimo que podemos fazer  é doarmos nosso tempo, nossa força de trabalho e alguns poucos recursos que, para nós, pouco significam, mas garantem a eles o básico.

Estou muito feliz, emocionado e ansioso para ajudar mais uma vez essa causa nobre. Dr. César Ronald é um amigo de longas caminhadas e de luta por uma sociedade mais humana e quando ele me fez o convite, não poderia ficar de fora. Espero que muitos também sejam tocados e se mobilizem para ouvir boa música, poesia e se engajar com a gente nessa campanha", declarou o poeta Artur Gomes.

Jura Secreta 14
do livro Juras Secretas
Editora Penalux - 2018

eu te desejo flores lírios brancos 
margaridas girassóis rosas vermelhas 
e tudo quanto pétala 
asas estrelas borboletas 
alecrim bem-me-quer e alfazema 

eu te desejo emblema 
deste poema desvairado 
com teu cheiro teu perfume 
teu sabor teu suor tua doçura 

e na mais santa loucura 
declarar-te amor até os ossos 

eu te desejo e posso : 
palavrArte até a morte 
enquanto a vida nos procura 

obs.: de público queremos agradecer ao querido amigo  Fernando Loureiro,  pelo seu empenho para que a ACIC este ano destine as suas doações ao Hospital Abrigo João Vianna.

Fulinaíma MultiProjetos
portalfulinaima@gmail.com
(22)99815-1268 - whatsapp





Nenhum comentário:

Postar um comentário

cidade veracidade

onde tudo é carnaval minha madrinha se chamava cecília nunca soube onde minha mãe a conheceu por muitos anos morou na rua sacramento ao la...